| ÚLTIMAS

Reunião do GT Mananciais tem apresentação de Guia Metodológico para Implantação de Estrutura Verde

Estudo foi realizado por técnicos do Instituto de Pesquisas tecnológicas

8 de julho de 2022

Foi realizada na sexta-feira, 08 de julho de 2022, a 63ª Reunião do Grupo de Trabalho de Mananciais (CT-RN e CT-Rural). No encontro, promovido por meio de videoconferência, os participantes debateram os Planos Municipais de Saneamento Rural (publicação da deliberação); a revisão da Política de Mananciais (atualização das ideias) e os Planos de Macrodrenagem, sendo este o ponto de destaque com a apresentação do Guia Metodológico para Implantação de Estrutura Verde, estudo realizado pelo IPT.

O trabalho foi apresentado por Aline Ribeiro Machado, engenheira ambiental e foi realizado em parceria com Ana Candida Melo Cavani, Caroline Almeida Souza, Maria Lucia Solera, Mariana Hortelani Carneseca Longo, Giuliana Del Nero Velasco, Priscila Ikematsu e Raquel Dias Aguiar Moraes Amaral. O estudo parte do princípio que “a população urbana tem crescido significativamente e, consequentemente, as cidades enfrentarão inúmeros desafios para atender às necessidades de seus habitantes. É de suma importância que as cidades sejam planejadas, integrando seus diversos elementos naturais e construídos. Sempre visando a melhor qualidade de vida dos cidadãos e o melhor uso dos recursos naturais, a gestão de um município exige, obrigatoriamente, pensar em sustentabilidade, redução e aproveitamento de resíduos e, principalmente, em equilíbrio entre elementos antrópicos e naturais. As áreas verdes e permeáveis devem ser inseridas no contexto urbano, possibilitando a existência de uma cidade com maior qualidade de vida”.

De acordo com o guia, “a base da metodologia desenvolvida foi identificar as funções ambientais relacionadas às tipologias de infraestrutura verde e seus respectivos indicadores, utilizando como área piloto de aplicação os distritos da subprefeitura do Butantã, no município de São Paulo. O resultado da aplicação da metodologia nessa área foi a indicação das tipologias multifuncionais da infraestrutura verde possíveis de serem implantadas nas áreas prioritárias identificadas. Cada município, ou área de aplicação, poderá usufruir do guia para conhecer as situações ambientais de sua região por meio de indicadores, definir áreas prioritárias para ampliação do provimento de serviços ambientais e, finalmente, selecionar as tipologias de infraestrutura verde apropriadas à sua realidade”.

Por fim, os pesquisadores concluem que “ guia pode ser útil para os municípios identificarem áreas importantes para a implantação de infraestrutura verde e geração de serviços ambientais, utilizando-se a Matriz de Correlação entre Infraestrutura verde e Serviços Ambientais e o conhecimento técnico acumulado da equipe da prefeitura sobre o território do município e sobre seus problemas ambientais prioritários. Mesmo que o método apresentado não possa ser 100% replicado em todos os municípios, este guia é uma ferramenta para auxiliar nas discussões e tomada de decisão acerca da implantação de infraestrutura verde nos municípios, podendo ser adaptada às situações e à realidade de cada município. Assim, recomendamos que os usuários deste guia usem o seu conteúdo da melhor maneira para atender às suas necessidades. (FF)

Outros detalhes e a íntegra do guia podem ser acessados neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support