Elaboração de e-book e revisão da Política de Educação Ambiental foram os itens de pauta
5 de julho de 2022
A Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) realizou nesta terça-feira, dia 5 de julho, a 21ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educomunicação conjunta com a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Revisão da Política de Educação Ambiental. O encontro foi por meio de videoconferência. Na pauta, os principais assuntos discutidos foram a elaboração do e-book do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” e a estruturação do evento sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, em parceria com o GT-Política EA.
A reunião foi comandada por Andrea Borges, coordenadora do GT-Educomunicação. O e-book está sendo elaborado em conjunto entre os membros, de forma colaborativa. O prazo para a entrega dos textos, que era 30 de junho, foi estendido. A nova data definida pelo grupo é o final de agosto.
O material, que deverá ser diagramado pela Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ, ficou dividido em nove partes: Capa; Apresentação; Abertura; Encontro 1; Encontro 2; Encontro 3; Seminário Final; Contribuições dos Jovens Mediadores; e Considerações Finais. O e-book deve ser divulgado em outubro, antes da segunda edição do projeto “Jovem, vem para o PCJ!”, prevista para novembro. “Fiquem bem à vontade para pegar o que está na ata, transformar para o nosso texto e colocar todas as nossas considerações sobre esse processo”, orientou Andrea.
Quanto à Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, o GT-Política EA deverá realizar o evento no dia 30 ou 31 de agosto, sob a forma de uma oficina on-line durante meio período. O objetivo é reunir os interessados no tema para discutir sobre a renovação da Política. Outra reunião conjunta foi marcada para as 9h do dia 14 de julho para discutir a programação do evento. “Todo mundo precisa ser educado ambientalmente. Nosso país tem leis ambientais maravilhosas, mas elas não acontecem, porque as pessoas não sabem interpretar essas leis. Educação ambiental é para todos. Não é só para crianças. Tem que ter na faculdade, no doutorado, para os professores”, comentou Andrea Pupo, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas).
Dentro da discussão sobre a Política, o grupo também conversou sobre as ações prioritárias previstas no Plano das Bacias PCJ na área de Educação Ambiental e Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias. Entre as ações estão: Elaboração e execução de um Plano de Comunicação para o fortalecimento da comunicação entre a sociedade civil e os Comitês PCJ (muito alta); Elaboração de diagnóstico da situação dos programas de educação ambiental dos empreendimentos analisados pelos Comitês PCJ; Elaboração de proposta de acompanhamento dos Programas de Educação Ambiental dos empreendimentos analisados pelos Comitês PCJ; Realização de processos formativos de comunicadores; Realização de processos formativos e campanhas e campanhas educativas sobre a realidade das Bacias PCJ (muito alta); Elaboração e divulgação de materiais educativos; Elaboração de propostas para órgãos de financiamento em pesquisas; Divulgação e facilitação de acesso à informação sobre pesquisas (em execução e concluídas) e inovações tecnológicas; Apoio ao desenvolvimento e difusão de pesquisas e tecnologias que contribuam no enfrentamento dos desafios identificados no Plano das Bacias PCJ; Processos formativos de representantes dos poderes legislativo, executivo, judiciário e líderes comunitários sobre a realidade socioambiental das Bacias PCJ e as prioridades do Plano de Bacias (muito alta); Elaboração de um Plano de Capacitação Técnica e realização de processos formativos nas áreas de atuação das Câmaras Técnicas (muito alta); Construção de propostas para a recuperação, conservação e proteção dos recursos hídricos em áreas rurais (muito alta).
Outro assunto tratado no encontro, por sugestão de João Demarchi, coordenador da CT-RN, foi um convite para a inscrição de trabalhos relacionados à Educação Ambiental no evento Sustentare Wipis, neste link.