Outra atividade da reunião desta terça-feira foi a aprovação da proposta de Orientação Técnica para as Redes de Ensino
21 de junho de 2022
Um grupo de trabalho específico para revisar a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ foi criado durante a 112ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 21 de junho, por meio de videoconferência.
“Estamos num segundo processo de revisão da nossa Política de Educação Ambiental, que existe desde 2004”, explicou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano, que ressaltou a necessidade de criar um grupo de trabalho para acompanhar essa atividade.
O GT transitório será formado por Alynne Sant’Anna (Prefeitura de Hortolândia); Paulo Mancuso (Prefeitura de Hortolândia); Andrea Borges (Consórcio PCJ); Deborah Carreira (Assemae/Sanasa); Rosângela Grigolleto (Elo Ambiental); Malu Palmieri (IPA); Denise Rezende (Prefeitura de Vinhedo); Adriana Sacioto (Apta/SAA); e João Demarchi (Associação Plantar). Como coordenadora, foi escolhida Ana Lúcia Floriano (Assemae/Sanasa).
Na reunião, os membros também discutiram e aprovaram a proposta de Orientação Técnica para as Redes de Ensino, uma demanda do GT-Estiagem 2022 elaborada pelo GT-Educomunicação. O documento deverá auxiliar professores ao abordarem a questão da estiagem nas Bacias PCJ em suas aulas. São subsídios para reflexão sobre a estiagem nas Bacias PCJ, suas causas, impactos e ações de enfrentamento. O documento será encaminhado pela Secretaria Executiva dos Comitês PCJ às Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Estadual da Educação. A coordenadora da CT-EA também pediu que os membros distribuam o material para as escolas municipais e outras instituições de ensino. “A ideia é fomentar discussões na sala de aula”, comentou Ana Lúcia.
Houve ainda a apresentação do “município anfitrião”, feita por Andrea Borges, do Consórcio PCJ, com sede em Americana (SP). Andrea apresentou a Casa Mais Sustentável. Mais informações sobre este espaço de Educação Ambiental podem ser acessadas aqui. Em toda reunião da CT-EA, há o quadro “município anfitrião”, no qual é apresentado uma ação ou projeto de um município das Bacias PCJ.
No encontro, também foi aprovado um novo membro da CT-EA, a Associação Ambiental Plantar, representada por Aline Pereira da Silva (titular); João Demarchi; Patrícia Pulcini Rosvald e Genaro Santos do Lago(suplentes). A Secretaria Executiva ainda informou sobre a alteração dos representantes da Prefeitura de Piracicaba, na CT-EA: a saída de Elizabeth da Silveira Nunes Salles devido à aposentadoria, ficando Laís Ferraz Camargo como titular e Kelly Monaco Coletti como suplente.