| ÚLTIMAS

CT-EA cria GT para revisar Política de Educação Ambiental

Outra atividade da reunião desta terça-feira foi a aprovação da proposta de Orientação Técnica para as Redes de Ensino

21 de junho de 2022

Um grupo de trabalho específico para revisar a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ foi criado durante a 112ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 21 de junho, por meio de videoconferência.  

“Estamos num segundo processo de revisão da nossa Política de Educação Ambiental, que existe desde 2004”, explicou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano, que ressaltou a necessidade de criar um grupo de trabalho para acompanhar essa atividade.

O GT transitório será formado por Alynne Sant’Anna (Prefeitura de Hortolândia); Paulo Mancuso (Prefeitura de Hortolândia); Andrea Borges (Consórcio PCJ); Deborah Carreira (Assemae/Sanasa); Rosângela Grigolleto (Elo Ambiental); Malu Palmieri (IPA); Denise Rezende (Prefeitura de Vinhedo); Adriana Sacioto (Apta/SAA); e João Demarchi (Associação Plantar). Como coordenadora, foi escolhida Ana Lúcia Floriano (Assemae/Sanasa).

Na reunião, os membros também discutiram e aprovaram a proposta de Orientação Técnica para as Redes de Ensino, uma demanda do GT-Estiagem 2022 elaborada pelo GT-Educomunicação. O documento deverá auxiliar professores ao abordarem a questão da estiagem nas Bacias PCJ em suas aulas. São subsídios para reflexão sobre a estiagem nas Bacias PCJ, suas causas, impactos e ações de enfrentamento. O documento será encaminhado pela Secretaria Executiva dos Comitês PCJ às Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Estadual da Educação. A coordenadora da CT-EA também pediu que os membros distribuam o material para as escolas municipais e outras instituições de ensino. “A ideia é fomentar discussões na sala de aula”, comentou Ana Lúcia.

Houve ainda a apresentação do “município anfitrião”, feita por Andrea Borges, do Consórcio PCJ, com sede em Americana (SP). Andrea apresentou a Casa Mais Sustentável. Mais informações sobre este espaço de Educação Ambiental podem ser acessadas aqui. Em toda reunião da CT-EA, há o quadro “município anfitrião”, no qual é apresentado uma ação ou projeto de um município das Bacias PCJ.

No encontro, também foi aprovado um novo membro da CT-EA, a Associação Ambiental Plantar, representada por Aline Pereira da Silva (titular); João Demarchi; Patrícia Pulcini Rosvald e Genaro Santos do Lago(suplentes). A Secretaria Executiva ainda informou sobre a alteração dos representantes da Prefeitura de Piracicaba, na CT-EA: a saída de Elizabeth da Silveira Nunes Salles devido à aposentadoria, ficando Laís Ferraz Camargo como titular e Kelly Monaco Coletti como suplente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support