| ÚLTIMAS

GT-Estiagem detalha ações do Plano de Trabalho da Operação de Estiagem PCJ 2022

Hotsite, cartilha, campanha publicitária e webinário são algumas das atividades discutidas

7 de junho de 2022

O detalhamento sobre a implementação das ações previstas no Plano  de Trabalho  da  “Operação  de  Estiagem  PCJ – 2022” foi um dos itens de pauta da 2ª Reunião do GT-Estiagem 2022. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 7 de junho, por meio de videoconferência.

Uma das ações apresentadas pelo secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro, foi a realização de um evento com programação destinada a incentivar ações voltadas ao enfrentamento da estiagem pelos setores usuários (rural, indústria e saneamento). A proposta preliminar é a realização de um webinário em 14 de setembro, manhã e tarde, com o tema “Segurança hídrica nas Bacias PCJ: monitoramento, planejamento e práticas”. Entre os tópicos a serem discutidos em mesas redondas estão: – Monitoramento hidrológico e dos usos de recursos hídricos; Obras e ações planejadas e em desenvolvimento; Plano das Bacias PCJ 2020-2035; e Financiamento de ações para o enfrentamento dos impactos da estiagem.

O evento também prevê a apresentação de casos de sucesso no setor “Indústria”, no setor “Saneamento” (Experiências municipais em perdas hídricas) e no setor “Rural”. “A estiagem nas Bacias PCJ é caracterizada pelo período de redução significativa das vazões dos cursos d ́água. Dentre as ações para o enfrentamento desse período, o webinário tem como objetivo principal difundir boas práticas de uso sustentável dos recursos hídricos nas Bacias PCJ”, informa a proposta aprovada pelo grupo.

O GT-Estiagem também debateu a atualização do conteúdo do hotsite “Movimento PCJ pelo Uso Eficiente da Água”. A proposta de atualização foi apresentada pelo assessor de comunicação da Agência das Bacias PCJ, Everton Campos. Outra proposta foi quanto ao roteiro para TV na campanha publicitária que será desenvolvida para o “Movimento”.

A cartilha institucional geral elaborada em 2021, que trata sobre a estiagem e suas características específicas nas Bacias PCJ, foi atualizada, além de criadas novas cartilhas para moradores, segmento rural e segmento da indústria. O coordenador adjunto da CT-MH, Paulo Tinel, sugeriu ainda uma cartilha sobre combate a perdas hídricas para dirigentes. O membros do GT-Estiagem têm até 30 de junho para revisar o material. “Um dos grandes eixos que estamos trabalhando, talvez o mais importante, é o da comunicação”, comentou Navarro.

O GT-Estiagem também aprovou uma proposta de atualização do Plano de Trabalho, feita pelo Consórcio PCJ. A ideia é a de realizar discussão sobre o fomento à criação e operacionalização de fundos públicos voltados a apoiar municípios em ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem. O grupo tem até 30 de agosto para elaborar um documento sistematizando as discussões.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support