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CT-SA debate andamento do Projeto Piloto Giswater em Capivari (SP)

Assunto foi apresentado pela equipe de Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ

14 de abril de 2022

O andamento do Projeto Piloto Giswater, a ser implantado no município de Capivari, foi um dos principais assuntos debatidos na 107ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 14 de abril, por meio de videoconferência, comandado pela coordenadora da CT-AS, Ariella Montebello, e pelo coordenador adjunto Luís Eduardo Grisotto.  

O andamento do Giswater foi apresentado pela coordenadora Elaine Franco de Campos e pelo analista técnico Danilo Costa, da equipe da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, responsável pela implantação do empreendimento. O Software Giswater é um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento para controle de perdas hídricas no sistema de abastecimento público.

A escolha pelo município de Capivari ocorreu em julho de 2021. Atualmente a Coordenação de Projetos está na etapa de finalização da pré-coleta de preços para iniciar, em breve, o processo licitatório para contratar uma empresa responsável pela implantação da ferramenta. A licitação será por técnica e preços e a abertura dos envelopes deve ocorrer na segunda quinzena de maio. O processo deve ser finalizado em junho. 

O Projeto Piloto do Giswater está em consonância com a implantação da Plataforma de Benchmarking para gestão e controle de perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, que visa estabelecer um ambiente de troca de experiências e boas práticas no setor. O projeto será contratado com recursos da Cobrança PCJ Federal e gerenciado pela Coordenação de Projetos da Agência PCJ.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre alterações nos Grupos de Trabalho permanentes e transitório. Atualmente, a CT-SA possui quatro GTs (GT-Água, GT-Esgotos, GT-Resíduos Sólidos, GT-Drenagem). Todos os GTs passaram a ser transitórios, para que o secretariado seja realizado pelo próprio GT e não por colaboradores da Secretaria Executiva, que terão muita demanda devido ao retorno das reuniões presenciais no segundo semestre. Em casos específicos, quando um GT planejar fazer um evento, a partir dessa demanda o GT pode solicitar apoio à Secretaria Executiva. A proposta foi aprovada por todos os participantes.

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