| ÚLTIMAS

CT-Rural debate Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Palestrante foi o engenheiro José Luiz Fontes, aposentado da CATI

25 de março de 2022

O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais foi um dos principais assuntos tratados na 146ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural), realizada por meio de videoconferência na manhã de sexta-feira (25/03/2022). Quem ministrou palestra sobre o PSA foi o engenheiro José Luiz Fontes, aposentado pela CATI/SAA – Campinas/SP e diretor da JLF Consultoria e Projetos AgroAmbientais.

“Todas as funções cumpridas pela natureza que, direta ou indiretamente, interferem em nossas vidas de forma positiva são tidas como serviços ecossistêmicos prestados à humanidade. Sem esses serviços ecossistêmicos, nós simplesmente não existiríamos”, comentou Fontes, ressaltando a importância da conservação da água e do solo. “As funções da natureza podem ser preservadas, aprimoradas ou restauradas pela ação humana, na busca pela manutenção de condições ambientais adequadas para a vida no planeta. A valoração e a remuneração dessas ações positivas são chamadas ‘Pagamento por Serviços Ambientais’”, explicou.

Na reunião, comandada por João Baraldi, coordenador da CT-Rural, também houve uma apresentação sobre o Protocolo de Intenções assinado no início de março entre a Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) e a Agência das Bacias PCJ. Quem falou sobre o assunto foi a assessora ambiental da Agência das Bacias PCJ, Marina Barbosa. O protocolo de intenções firmado entre as partes visa a proteção de mananciais e outras ações conservacionistas na área das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

 Outro assunto debatido no encontro foi sobre as atualizações e disponibilidade de linhas de financiamento e de subvenção para produtores rurais. A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Henrique Bellinaso, da CATI/SAA (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Na reunião, teve também uma apresentação sobre os resultados do projeto piloto das nascentes em Holambra, feita por Petrus Weel (Prefeitura de Holambra). “Deu certo e futuramente faremos muito disso aqui para melhorar a vida da população”, ressaltou Petrus. Miguel Milinski ainda falou sobre o andamento da elaboração do plano de Saneamento Rural de Rio Claro. “Recebi um e-mail do Fehidro com a informação de que o contrato está pronto. Agora vai agendar a assinatura. Com o contrato assinado, a Prefeitura tem 180 dias para contratar a empresa responsável”, comentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support