| ÚLTIMAS

22ª Reunião do GT-Indicadores e Monitoramento (CT-RN e CT-ID)

Entre temas da pauta, evento debateu uma possível parceria para capacitação de prefeituras para obtenção de recursos provenientes da cobrança pelo uso da água 

17 de fevereiro de 2022

Cumprindo o calendário de reuniões, foi realizada na tarde de 17 de fevereiro de 2022, por meio de videoconferência, a 22ª Reunião do GT-Indicadores e Monitoramento. Na pauta foram debatidos diversos temas, como a possibilidade da realização de uma parceria entre o meio acadêmico e os Comitês e Agência PCJ para oferta de capacitação para servidores de prefeituras, além de outros assuntos previstos em pauta. 

Duarcides Mariosa, coordenador do GT – Indicadores e Monitoramento, expôs aos participantes a realização de reunião com um grupo de acadêmicos da PUC-Campinas – instituição a que faz parte – vinculados à Igreja Católica, na qual foi discutida a movimentação envolvendo pastorais visto que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem como uma de suas temáticas para conscientização popular o mote ‘Água, fonte de vida. Entre os membros, a iniciativa foi bem recebida. 

Ainda sobre o meio acadêmico e temas  ligados a recursos hídricos, Duarcides apresentou a ideia de proporcionar, com apoio de técnicos da Agência PCJ e Comitês PCJ cursos e treinamentos envolvendo a gestão de recursos hídricos para servidores de prefeituras inseridas na bacia hidrográfica e que não dispõe de profissionais aptos a elaboração de projetos para obtenção de recursos provenientes da cobrança pelo uso da água. “Sabemos que tem dinheiro parado e que deixam de ser utilizados por algumas prefeituras pela falta de pessoal técnico capacitado a desenvolver um projeto que seja passível de ser aprovado. Assim, estes municípios poderão usufruir desses recursos, mas que não são aplicados pela falta de projetos qualificados”, relatou Duarcides que destacou que os técnicos do PCJ que se dispuserem a oferecer tal treinamento serão remunerados pela universidade. Ele salientou que a ideia precisa se tornar uma proposta de uma Câmara Técnica para que tramite.  

Como tema previsto na pauta, João José Demarchi (IZ/Apta)  abordou o evento Sustentare e WIPIS. “Queremos fazê-lo de forma assertiva para conseguirmos resultados ainda melhores que o ano passado. Por conta do que foi debatido na reunião anterior, manteríamos esta edição de forma virtual, podendo ter eventualmente uma ou outra mesa presencial. Os detalhes sobre os materiais de divulgação, agenda, palestrantes, isso tudo está sendo providenciado”, relatou Demarchi. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support