Na pauta, a retomada do texto da última versão da Cartilha ‘Cada gota alerta’ e discussão do cronograma para a finalização da cartilha
14 de fevereiro de 2022
Com o objetivo de alinhar as novas etapas da produção da Cartilha ‘Cada gota alerta’, foi realizada na manhã do dia 14 de fevereiro de 2022, a 7ª Reunião do Grupo de Trabalho – Cartilha, vinculado à Câmara Técnica de Saúde Ambiental. O encontro ocorreu por vídeo conferência, ocasião em que foi discutida a retomada do texto da última versão do material.
A cartilha ‘Cada gota alerta’ contará com conteúdo didático relacionado a educação ambiental e será utilizada especialmente com estudantes do ensino fundamental 2 – que engloba estudantes do 6º ao 9º ano e contempla adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade. Este público já conta com capacidade de leitura e interpretação, por isso o conteúdo é mais informativo, justamente pela competência e reflexão destes estudantes.
No início dos trabalhos foi cogitado fixar o dia 26 de abril de 2022, para divulgação da Cartilha em um evento que terá como tema o Plano de Segurança da Água e saúde ambiental, porém, foi avaliada a dificuldade de isso ser colocado em prática em virtude das etapas de produção ainda estarem em execução. Desta forma, houve consenso de que isso não é um problema e que a Cartilha não será colocada como item imprescindível na programação do evento. A ideia inicial era fazer o lançamento nesta ocasião, mas como questões relacionadas a ilustração e editoração ainda estão em desenvolvimento, a avaliação é não condicionar a apresentação da Cartilha à realização de tal evento a fim de evitar aborrecimentos relacionados ao prazo.
Em outro momento voltou a ser discutida a possibilidade da Cartilha ser impressa para que se faça sua distribuição física. Uma alternativa foi dada colocando o PCJ como um apoiador ou parceiro, a fim de viabilizar tal impressão. Maria Aparecida Marin Morales, professora aposentada da Unesp, salientou que a primeira edição da Cartilha foi impressa com apoio do Rotary Clube, na segunda edição houve o apoio de uma empresa privada. Estas informações visam subsidiar a argumentação favorável a tal impressão custeada pelo PCJ. Esta hipótese foi considerada para avaliação posterior.
Também foi discutida entre os membros do GT-Cartilha a inserção de temas propostos pela Agenda ONU de Sustentabilidade Ambiental – 2030. “Precisamos mostrar ações pois assim mostramos a necessidade do mundo agir em prol do meio ambiente. Desta forma, colocaríamos as ações e as ações do PCJ se encaixam perfeitamente nessas metas. Isso seria muito bom pois está dentro do contexto da Agenda 2030 da ONU”, disse Maria Aparecida Marin Morales.
A próxima reunião do GT-Cartilha ficou agendada para o dia 3 de março de 2022, às 9h30.