| ÚLTIMAS

GT-Áreas Protegidas debate planejamento para 2022

Grupo traçou planos para este ano e 2023 durante 28ª Reunião 

07 de fevereiro de 2022

O planejamento para 2022 foi um dos principais itens de pauta da 28ª Reunião do Grupo de Trabalho(GT)-Rede de Áreas Protegidas dos Comitês PCJ, que reúne membros da CT-RN, CT-EA e CT-Rural (Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais, Educação Ambiental e Uso e Conservação da Água no Meio Rural). O encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, por meio de videoconferência.  

Para 2022, foram debatidos o material da Cartilha de Áreas Protegidas, os PMMAs (Planos Municipais da Mata Atlântica) e Cerrado, o Termo de Referência de Educação Ambiental em áreas protegidas.  

Quanto aos PMMAs/Cerrado, o coordenador do GT-Áreas Protegidas, Cristiano Krepsky, explicou que a Assessoria Ambiental da Fundação Agência das Bacias PCJ está fazendo uma pesquisa junto as prefeituras dos municípios pertencentes as Bacias PCJ a respeito da existência desses planos. A proposta da Agência e dos Comitês PCJ, conforme planejamento constante do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, em seu Caderno de conservação e uso do solo e da água no meio rural e recuperação florestal (CRF), é a capacitação dos municípios das Bacias PCJ, para que estes possam elaborar seus PMMAs/Cerrado. “O que a gente pode contribuir enquanto GT é na mobilização dos municípios”, sugeriu Krepsky.  

Na mesma reunião, os membros do GT-Áreas Protegidas aprovaram o calendário de reuniões para 2022 e 2023. Entre os eventos planejados está o V Seminário de Áreas Protegidas, em setembro de 2023.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support