Oito municípios pleiteiam recursos da CFURH e Cobrança PCJ Paulista
04 de fevereiro de 2022
Os membros da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural dos Comitês PCJ aprovaram as análises feitas pelo Grupo de Acompanhamento referentes aos pleitos propostos junto à Agência das Bacias PCJ para a “Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Rural”. O financiamento é feito com recursos do CFURH (Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos) e Cobrança pelo Uso da Água PCJ Paulista. A atividade foi um dos itens de pauta da 145ª Reunião Ordinária da CT-Rural, que ocorreu por meio de videoconferência nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, com a participação de cerca de 40 pessoas.
A apresentação das análises foi feita por Livia Modolo, analista técnica da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, responsável pelo processo de seleção. Oito municípios prioritários pleiteiam os recursos: São Pedro, Valinhos, Capivari, Corumbataí, Louveira, Piracaia, Bragança Paulista e Amparo. O total pleiteado é de cerca de R$ 2 milhões, além de R$ 234 mil de contrapartida dos municípios. Nas análises foram solicitadas diversas providências aos tomadores, com contribuições da CT-Rural. Serão realizadas reuniões com os representantes de cada município. O período de adequação termina em 29 de abril.
No encontro, houve também a atualização do GT-SAA/SP(Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e Comitês PCJ, com informes feitos por dois membros da CT-Rural representantes da CATI – Regional de Piracicaba(SAA). O coordenador-adjunto da CT-Rural, engenheiro agrônomo Denis Herisson da Silva, que falou sobre o “Novo Sistema CAR/SP (Cadastro Ambiental Rural)”. E o engenheiro agrônomo Henrique Bellinaso, que fez uma apresentação sobre “atualizações e disponibilidade de recursos para produtores rurais”, na linha do FEAP(Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista).