104ª Reunião Ordinária ocorreu no dia 14 de outubro
14 de outubro de 2021
A implantação do Projeto Piloto Giswater em Capivari foi um dos principais assuntos debatidos pelos membros da Câmara Técnica de Saneamento(CT-AS) durante a 104ª Reunião Ordinária, realizada por vídeo-conferência em 14 de outubro de 2021.
O Software Giswater é um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento para controle de perdas hídricas no sistema de abastecimento público. O Projeto Piloto do Giswater está em consonância com a implantação da Plataforma de Benchmarking para gestão e controle de perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, que visa estabelecer um ambiente de troca de experiências e boas práticas no setor. O município de Capivari foi escolhido em julho, em reunião da CT-SA. Uma empresa será contratada pela Agência das Bacias PCJ, por meio de licitação, para realizar a implantação.
Na mesma reunião houve discussão e alinhamento sobre o Plano de Trabalho para 2022 e 2023 da CT-SA. O Plano comtempla uma série de atividades e divididos em três categorias. Uma das ações, por exemplo, é o desenvolvimento de estudos de alternativas e intervenções para minimização dos riscos de inundação ribeirinha. Entre os temas para discussão estão o Novo Marco Legal de Saneamento, os Planos de contingência dos municípios das Bacias PCJ e o Atlas de Abastecimento Urbano de Água da ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento Básico). Alguns dos eventos previstos no Plano de Trabalho da CT-SA é um workshop de resíduos sólidos, visita técnica à uma EPAR(Estação Produtora de Água de Reúso), e um seminário sobre o avanço do Novo Marco Legal do Saneamento.
Na pauta também houve a aprovação de um novo membro da Câmara Técnica: Maria Claudia Zanzernon Chinoli, representante do IPSA-C (Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia do Rio Corumbataí).