| ÚLTIMAS

Capivari vai receber projeto piloto para gestão de sistemas de saneamento

Decisão foi tomada com base em análise de critérios e foi aprovada por membros da CT-SA

01 de julho de 2021

Com um pouco mais de 56 mil habitantes – localizada a 39 quilômetros de Piracicaba – a cidade de Capivari vai receber um projeto piloto para a gestão de seu sistema de saneamento. Intitulado Giswater, a tecnologia permite planejar e calcular hidraulicamente a infraestrutura de redes de abastecimento de água potável e saneamento de drenagem urbana. Além disso, incorpora ferramentas para gerenciá-las e mantê-las durante a fase de operações.

A decisão pelo município foi tomada com base em análise dos seguintes critérios: ter entre 15 mil e 25 mil ligações domiciliares; ter cadastro técnico de sistema de abastecimento de água em forma digital; índice total de perdas menor que 30%; e ter implantado um programa ou procedimento de gestão de perdas.

A verificação levou em consideração o Plano de Bacias e todas as cidades estudadas estão inseridas nas Bacias PCJ. O resultado final e o nome do município foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 1 de julho, durante reunião extraordinária da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ.

A indicação foi aprovada por membros do grupo. Agora, será apresentado para a Agência das Bacias PCJ para que o orçamento do projeto seja ajustado.

A tecnologia atua no melhoramento do abastecimento de água, minimiza as perdas do bem, assim com as despesas, e consequentemente, maximizar os resultados. Caso os resultados apresentados forem satisfatórios, o objetivo dos Comitês PCJ é implantar o projeto em outras cidades.

“Vale ressaltar que ao definir uma cidade para receber o projeto piloto, é necessário que ela tenha um cenário  positivo e atenda as demandas. Afinal, precisamos dos resultados rápidos para que a ação seja replicada, caso tenha bons frutos”, afirmou o Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

A reunião foi coordenada por Ariella Machado de Oliveira Montebello, da Prefeitura de Saltinho, e por Luís Eduardo Gregolin Grisotto, da ABES-SP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support