Decisão foi tomada com base em análise de critérios e foi aprovada por membros da CT-SA
01 de julho de 2021
Com um pouco mais de 56 mil habitantes – localizada a 39 quilômetros de Piracicaba – a cidade de Capivari vai receber um projeto piloto para a gestão de seu sistema de saneamento. Intitulado Giswater, a tecnologia permite planejar e calcular hidraulicamente a infraestrutura de redes de abastecimento de água potável e saneamento de drenagem urbana. Além disso, incorpora ferramentas para gerenciá-las e mantê-las durante a fase de operações.
A decisão pelo município foi tomada com base em análise dos seguintes critérios: ter entre 15 mil e 25 mil ligações domiciliares; ter cadastro técnico de sistema de abastecimento de água em forma digital; índice total de perdas menor que 30%; e ter implantado um programa ou procedimento de gestão de perdas.
A verificação levou em consideração o Plano de Bacias e todas as cidades estudadas estão inseridas nas Bacias PCJ. O resultado final e o nome do município foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 1 de julho, durante reunião extraordinária da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ.
A indicação foi aprovada por membros do grupo. Agora, será apresentado para a Agência das Bacias PCJ para que o orçamento do projeto seja ajustado.
A tecnologia atua no melhoramento do abastecimento de água, minimiza as perdas do bem, assim com as despesas, e consequentemente, maximizar os resultados. Caso os resultados apresentados forem satisfatórios, o objetivo dos Comitês PCJ é implantar o projeto em outras cidades.
“Vale ressaltar que ao definir uma cidade para receber o projeto piloto, é necessário que ela tenha um cenário positivo e atenda as demandas. Afinal, precisamos dos resultados rápidos para que a ação seja replicada, caso tenha bons frutos”, afirmou o Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.
A reunião foi coordenada por Ariella Machado de Oliveira Montebello, da Prefeitura de Saltinho, e por Luís Eduardo Gregolin Grisotto, da ABES-SP.