| ÚLTIMAS

CT-PB e CT-SA debatem regionalização do saneamento

Discussão ocorreu durante reunião conjunta no dia 13 de maio, com convidados da ARES-PCJ e ARSESP

13 de maio de 2021

O Projeto de Lei 251, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico no Estado de São Paulo, foi um dos principais temas discutidos durante a 2ª Reunião Extraordinária Conjunta das Câmaras Técnicas de Saneamento e do Plano de Bacias (CT-SA e CT-PB) dos Comitês PCJ. O encontro aconteceu na manhã de 13 de maio, por videoconferência.

A reunião foi destinada a apresentações e discussão sobre o tema “Perspectivas sobre os impactos e as oportunidades do Novo Marco Legal do Saneamento Básico: estratégias para regulação e Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE)”. Entre os palestrantes participaram Carlos Roberto Gravina, diretor técnico da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias PCJ); e Gustavo Zarif Frayha, diretor da ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).

O PL 251 prevê a instituição de unidades regionais de saneamento básico no Estado de São Paulo, desconsiderando a gestão por Bacia Hidrográfica, a governança Interfederativa (Municípios e Estado) e a participação popular, previstas em lei federal para as Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas.

O projeto divide o Estado em quatro grandes unidades regionais de saneamento básico, sendo uma delas com 370 municípios exclusivamente operados pela Sabesp, os quais estão espalhados pelo Estado, sem contiguidade territorial e administração regionalizada.

 “Fomos pegos de surpresa por esse projeto de Lei. Não tem como a gente ficar tangenciando essa discussão, por isso decidimos trazer essa temática para a reunião conjunta”, comentou o secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro. Ele ressaltou que o Plano das Bacias PCJ precisa ser respeitado, mesma opinião do diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera. “Parabéns pela iniciativa da CT-PB e CT-AS. É um momento interessante para a gente formar nossa opinião. Foi um debate de alto nível”, disse Razera.

As coordenações das duas CTs, mais a diretoria da Agência das Bacia PCJ vão elaborar um documento com a compilação dos principais pontos discutidos para encaminhamento aos Comitês PCJ.

Link para o PL 251: https://bit.ly/3fjPKiK

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support