Apresentação da Fase 2 do projeto aconteceu no dia 7 de maio, durante reunião conjunta das Câmaras Técnicas
07 de maio de 2021
O futuro dos trabalhos dos Comitês PCJ vem sendo traçado por meio do Planejamento Estratégico, em desenvolvimento nos colegiados desde 2020. O projeto vem sendo desenvolvido por um Grupo de Trabalho, com ampla participação dos membros dos Comitês PCJ, que têm discutido o planejamento com horizonte para o período de 2021 a 2024. O planejamento estratégico é um processo gerencial, estruturado a partir de um método que privilegia a visão sistêmica, mobilizando a organização para escolher e construir o seu futuro.
Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, houve a apresentação da Fase 2 do projeto, durante Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ. “Precisamos sim definir diretrizes de trabalho e sermos pragmáticos para manter o abastecimento de toda a região nos próximos anos, pois o período pós pandemia significará a retomada do crescimento econômico e, certamente, o aumento da demanda de recursos hídricos na indústria, na agricultura e também nas cidades”, ressaltou Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba e presidente do CBH-PCJ e PCJ Federal.
A Fase 2 do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ foi desenvolvida ao longo dos últimos meses pelo Grupo de Trabalho Planejamento Estratégico (GT-Planejamento Estratégico), criado no âmbito da CT-PL, e contemplou a identificação de temas, objetivos e iniciativas estratégicas que traduz a Missão, a Visão e as demais diretivas estratégicas em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucional até 2024.
“O trabalho está muito consistente, afinal visa manter a eficiência da nossa gestão dos recursos hídricos, item tão importante para o contexto econômico dessa nossa região, das Bacias PCJ, que é produtiva e pujante”, comentou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.
“A participação da nossa porção mineira, aqui nas cabeceiras ou, caixa d’agua do PCJ, como gostamos de falar, nas discussões dessas ferramentas norteadoras das ações que serão desenvolvidas nas Bacias PCJ é de fundamental importância para produção de água”, completou Sidney Rosa, presidente do CBH-PJ1.
PRÓXIMOS PASSOS
Na próxima fase do projeto o foco será nas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ. Cada CT vai definir sua missão, seus pontos fortes e fracos e quais iniciativas poderão ser realizadas para fortalecer pontos fortes e resolver pontos fracos.
REUNIÃO COMPLETA
Assita a reunião completa no nosso canal do Youtube.