| ÚLTIMAS

“Potencial Econômico do Reúso de Água” é debatido na CT-Indústria

Reunião foi realizada no dia 14 de abril por videoconferência

14 de abril de 2021

O “Potencial Econômico do Reúso” foi o tema debatido no dia 14 de abril, na  78ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria) dos Comitês PCJ. A palestrante foi Maria do Socorro Lima Castello Branco, especialista em Meio Ambiente da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Maria do Socorro apresentou um estudo sobre o impacto econômico dos investimentos de reúso de efluentes tratados de esgoto para o setor industrial no país. Ela comentou que o reúso interno existe na prática, mas ainda falta uma regulamentação para o reúso externo. “É uma forma de conservar nossos rios e baixar custos para as indústrias. O reúso é uma preparação para o futuro”, explicou. “Precisamos convencer nossos governantes da necessidade de alternativas não para um futuro daqui 10 ou 20 anos, e sim para um futuro que já está acontecendo”, ressaltou.

Na mesma reunião, o coordenador da CT-Indústria, Jorge Mercanti, fez uma apresentação sobre a situação das Bacias PCJ e previsão climática para a região. “De 2018 para cá, tem sempre chovido abaixo da média climatológica. É muito baixa a probabilidade de haver frente chuvosa este ano”, comentou Mercanti. Segundo ele, com a soma de todos os seus volumes, o Cantareira está em 60%. No ano passado estava em 76%. “O sinal está amarelo”, observou o coordenador.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support