No início de abril, Sistema Cantareira estava abaixo do ideal
06 de abril de 2021
“Iniciamos o período de estiagem com o nível do Sistema Cantareira abaixo do ideal. O registro é de 52,6% de sua capacidade, quando o esperado é 60%. Estamos em estado de atenção, principalmente porque 2021 deve ser muito severo do ponto de vista das poucas chuvas”, afirmou o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella.
O alarme foi apresentado durante reunião do grupo realizada na manhã desta terça-feira, 6 de abril, por meio de plataforma digital. Na ocasião, Ísis Franco, do DAEE, apresentou dados da Sala de Situação PCJ, que apontam precipitações abaixo da média em 11 dos 15 postos de medição, no terceiro mês do ano.
“Esperávamos um acumulado de chuva entre 100 e 200 milímetros para março. Mas, de forma geral, isso não ocorreu. As Bacias PCJ não superaram os 100 milímetros”, revelou.
Para os próximos meses, dados nada animadores. Informações do CPTEC apontam que para abril, maio e junho, as chuvas devem ficar abaixo da média em todo o Estado de São Paulo. Então, fica o aviso: vamos fazer uso consciente da água.