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Webinar e oficina lançam “novo olhar” na Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ

Eventos on-line foram realizados nos dias 28 e 29 de setembro pela CT-EA

28 e 29 de setembro de 2022

Lançar um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ foi a missão do webinar e da oficina promovidos pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) nos dias 28 e 29 de setembro, de forma virtual. As atividades mobilizaram dezenas de pessoas em ricos e profundos debates sobre o tema.

A coordenação dos trabalhos foi feita por Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do GT-Educom da CT-EA. O objetivo do evento foi o de garantir que o processo de revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ seja o mais participativo e inclusivo possível. Nesse sentido, a CT-EA convidou os diversos atores da sociedade, usuários de água e membros dos comitês de bacias hidrográficas a participarem dessas discussões.

“Olhar sobre as políticas públicas é um exercício de cidadania. Devemos ocupar esses espaços da melhor maneira possível. Hoje é um dia muito alegre. Nós estamos no processo de revisão da Política de Educação dos Comitês PCJ. Que bom que vocês estão fazendo parte deste momento, que é histórico”, declarou Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, coordenadora da CT-EA.

O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, que participou da abertura do Webinar, destacou a importância da revisão da Política de Educação Ambiental. “É sempre muito bom falar das coisas do PCJ, em especial da Educação Ambiental, que ganhou um caderno especial na revisão do Plano de Bacias, justamente para dar essa relevância, essa evidência, do quão é importante este tema na gestão de recursos hídricos. A gente precisa, dentro das nossas doze câmaras técnicas, ir dando a consistência e a peculiaridade para uma ação que foi pensada no Plano de Bacias e essa ação se tornar realidade. Grande parte dessa ação é nossa, da Agência das Bacias, que é o braço executivo dos Comitês PCJ. Nosso desafio é muito grande. Tendo em vista que temos um caderno especial de Educação Ambiental, que temos ações estabelecidas no Plano de Bacias para atingir as metas, uma visão mais conjunta de todas as necessidades da Bacia, precisamos do apoio de vocês da Câmara Técnica e de uma orientação firme que dê esse balizamento para as nossas ações, que é a Política de Educação Ambiental. A Política vem nesse sentido, de mostrar o caminho que temos que seguir. É a nossa Política mais antiga. Obviamente que precisa passar pelas suas atualizações. Precisamos trazer, para a Política de Educação Ambiental, programas e ações que estão no Plano de Bacias”, ressaltou.

O secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, André Navarro, destacou a evolução que ocorreu nos últimos anos e a importância do evento. “Esse tema da revisão da Política de Educação Ambiental é um espaço para própria avaliação crítica, de como a Educação Ambiental tem caminhado nos Comitês PCJ. Verificamos que houve uma evolução bastante importante. Se a gente pegar o PAP de 2012 e o PAP atualizado, de 2022, a gente vai ver diferenças importantes. Se a gente pegar o Plano de Bacias de 2010 e olhar o Plano de Bacias 2020 também vai ver diferenças importantes, no sentido de agregar mais espaço, tanto nos planos de investimentos quanto nas próprias diretrizes.  Entendo que um evento como esse vai ter reflexões muito positivas nesse sentido e também trazer orientações e diretrizes para esses próximos 10 anos que vamos vivenciar aqui juntos, se Deus quiser”, comentou

No webinar, no dia 28 de setembro, especialistas em educação ambiental apresentaram experiências voltadas aos aspectos conceituais das políticas de educação ambiental, meios e ferramentas de participação, construção de programas e indicadores, e formas de avaliação e financiamento das ações.

Além de participar da abertura, Navarro também foi um dos palestrantes do webinar, onde  falou sobre “Planejamento e políticas temáticas nos Comitês PCJ”. Os outros palestrantes foram  Bianca Limonge, do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental) e Sandro Tonso, professor doutor da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Após as apresentações, foi aberto um espaço de diálogo com os participantes, visando levantar pontos importantes a serem considerados na revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

Na oficina, no dia 29 de setembro, a partir das provocações, trocas de experiências, e conhecimentos adquiridos com o webinar, os participantes foram divididos em cinco grupos, e convidados a pensar propostas de programas e meios de implementação das ações prioritárias do Plano de Bacias no tocante a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

Antes da divisão, todos os participantes debateram sobre os objetivos, princípios e diretrizes da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, constantes nos três primeiros grupos (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) com os facilitadores Ana Lúcia Vieira, Andréa Borges e João Demarchi (coordenador da CT-RN).

Depois disso, os participantes foram divididos em cinco grupos: Grupo 4 – Rio Jaguari: relator Murilo Sant’Anna, Programa de Comunicação e Integração com a sociedade; Grupo 5 – Rio Atibaia: relatora Laís Ferraz de Camargo, Programa de Educação para a sustentabilidade futura; Grupo 6 – Rio Camanducaia: relatora Rosângela Grigolleto, Programa de Articulação para a formação do Legislativo, Judiciário, Executivo e líderes comunitários; Grupo 7 – Rio Corumbataí: relatora Ana Paula Saraiva Nicesio, Programa de Educação Ambiental para a Gestão da Água; Grupo 8 – Rio Cachoeira: relatores Adriana Sacioto e João Demarchi, Programa de diagnóstico socioparticipativo e articulação de políticas públicas para a construção de um plano de educação ambiental rural.

Ao final da oficina, foi possível elaborar uma estruturação preliminar dos Programas que constarão na versão revisada da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

Confira o webinar pelo link ou pelo cursor ao lado.

Assista à oficina pelo link ou pelo cursor do Youtube ao lado.

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