Emprego,
treinamento e Educação

Itens de divulgação GRI reportados neste capítulo: 102-8, 401-Emprego, 401-1, 401-2, 404-Treinamento e educação, 404-1
Foco de atuação: Contribuição para o desenvolvimento do capital humano

Os contratos firmados com a Agência das Bacias PCJ trazem inúmeros benefícios, seja no fornecimento de mão de obra interna, com colaboradores in loco, ou de mão de obra externa. Eles permitem a ampliação no nosso quadro de funcionários e o aprimoramento técnico, com formação de equipe multidisciplinar e que passou a atuar diretamente com o gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ. E os contratos de gerenciamento proporcionam uma troca de experiências única com a Agência das Bacias PCJ, evidenciando a evolução constante das atividades.”

Luciano Farias de Novaes,

diretor da Novaes Engenharia Sustentável

Em termos de desenvolvimento de pessoas, é relevante destacar a sensibilização e a intensa participação de todos nas propostas para a formulação de estratégias, representando importantes ganhos para o capital humano da instituição. Um exemplo relevante é o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Agência das Bacias PCJ, importante instrumento que conduz os colaboradores a desempenharem as funções e atividades com foco no que realmente precisa ser feito.”

Merandolino Boaventura de Santana Neto,

consultor da WS Consultores Associados

Gestão do

capital humano

A adesão da Agência das Bacias PCJ à A3P tem direcionado muitas ações para a gestão de pessoas na instituição desde o fim de 2018. Iniciativas de engajamento para os temas da sustentabilidade e campanhas de incentivo à qualidade de vida ganharam destaque, ao lado de uma agenda intensa de atualização de competências técnicas e comportamentais.

Em 2019, o quadro funcional da Agência das Bacias PCJ era formado por 59 colaboradores. Esse número é 25,5% maior do que em 2018. O aumento é decorrente das novas demandas dos Comitês PCJ no período, que exigiram assessorias técnicas específicas. A contratação de colaboradores próprios, com exceção das funções de confiança definidas no Regulamento Interno, é feita por concurso público.

NÚMERO TOTAL DE COLABORADORES POR CONTRATO DE TRABALHO (PRÓPRIOS, ESTAGIÁRIOS E TERCEIROS) E GÊNERO

*Dados corrigidos em relação ao que foi publicado no Relatório Institucional 2018 da Agência das Bacias PCJ.
*Dados corrigidos em relação ao que foi publicado no Relatório Institucional 2018 da Agência das Bacias PCJ.

Política de Terceirização

Parte significativa do trabalho da Agência das Bacias PCJ é realizada pelos empregados de empresas que prestam serviços à instituição. Contratados no regime da CLT, esses colaboradores ficam locados nas dependências da Agência das Bacias PCJ. Atualmente, os colaboradores terceirizados representam 59% do quadro funcional da Agência das Bacias PCJ. 

Em 2019, a Política de Terceirização da Agência das Bacias PCJ foi validada em reuniões com os gestores. O texto engloba aspectos legais relacionados à administração pública, propõe elementos que deixam mais claro o conteúdo dos editais e permite a inserção de exigências mínimas para a contratação de fornecedores para determinados projetos ou atividades. Também sugere que profissionais terceirizados locados na Agência das Bacias PCJ tenham acesso a um pacote de benefícios compatível com o oferecido aos colaboradores próprios. Em 2020, as especificações do documento passarão a ser utilizadas nos processos de contratação de fornecedores.

Os colaboradores próprios da Agência das Bacias PCJ com contrato em período integral contam com os seguintes benefícios: seguro de vida, auxílio-creche (para mulheres, até que o filho complete 7 anos de idade), auxílio-alimentação, assistência médico hospitalar e vale-transporte.

Baixo índice de rotatividade

Historicamente, a taxa de rotatividade é baixa na Agência das Bacias PCJ, que tem apresentado um número maior de contratações para seu quadro de pessoal do que de saída de colaboradores. Os novos cargos visam a atender, especialmente, os novos projetos e demandas dos Comitês PCJ. Dos 59 colaboradores, ao fim de 2019, 16 (27,1%) foram contratados no período, que registrou cinco desligamentos.

CONTRATAÇÕES E DESLIGAMENTOS EM 2019 POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO

DESENVOLVENDO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO

Em 2019, seis estagiários foram contratados pela Agência das Bacias PCJ. O Processo Seletivo de Estágio, profissionalizado e aprimorado, envolveu três fases: recebimento de currículos por e-mail, triagem e retorno aos candidatos; dinâmica de grupo, para conhecer os candidatos pessoalmente e buscar as competências desejadas para cada perfil; e, por fim, entrevista com cada candidato selecionado, conduzida por profissional de Recursos Humanos e por coordenador responsável pela vaga. Os dois processos seletivos realizados em 2019 somaram 148 currículos recebidos, o que representa 24,6 candidatos por vaga.

BOAS-VINDAS AOS NOVOS COLABORADORES

Em 2019, foram realizadas duas edições do Programa de Boas-vindas. Durante um dia inteiro da primeira semana de trabalho, os novos colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer a história da Agência das Bacias PCJ, sua estrutura, o trabalho e atribuições de cada coordenação, o Código de Ética e projetos institucionais em andamento. Também fizeram um tour para conhecer as instalações da instituição e seu novo ambiente de trabalho.

PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PARA UMA NOVA CULTURA

Promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores é fundamental para que a Agência das Bacias PCJ alcance sua visão de futuro, por meio da excelência em gestão de projetos e do conhecimento tecnológico em recursos hídricos. Por isso, a instituição dedica atenção especial à capacitação de seu corpo funcional. A Agência das Bacias PCJ adota, como prática, a sensibilização dos colaboradores no início de cada atividade institucional, o que representa também uma oportunidade de capacitação das equipes.

A construção de uma nova cultura institucional a partir da adoção de boas práticas de Governança e Sustentabilidade Corporativa exigiu esforços adicionais à gestão de pessoas, o que resultou no aumento de horas dedicadas a educação e treinamentos em 2019: foram 6.094 horas, numa média de 95 horas por colaborador, frente à média de 37 horas registradas em 2018.

Todas as capacitações avaliadas tiveram mais de 80% das opiniões entre “bom” e “excelente”, em termos de satisfação geral.

TOTAL E MÉDIA DE HORAS DE CAPACITAÇÃO POR
COLABORADOR, POR CATEGORIA FUNCIONAL E GÊNERO

CATEGORIA

FUNCIONAL

GÊNERO TOTAL DE HORAS

2018            2019

MÉDIA DE HORAS POR

COLABORADOR

2018            2019

PRÓPRIOS Masculino

Feminino

TOTAL

388               561

247            1.438

635            1.999

49                     70

31                  180

40                  125

TERCEIRIZADOS Masculino

Feminino

TOTAL

209               703

810            3.152

1.019            3.855

21                   54

51                 131

39                 104

ESTAGIÁRIOS Masculino

Feminino

TOTAL

10               124

53               116

63               240

5                     21

18                    23

13                   22

TOTAL Masculino

Feminino

TOTAL

607            1.389

1.110            4.705

1.717            6.094

30                  51

41               127

37                 95

*Diferentemente de 2018, em 2019 foram contabilizadas as horas dedicadas ao curso de Especialização Planejamento & Regulação & Benchmarking aplicados ao saneamento, fomentado e viabilizado pela Agência das Bacias PCJ por meio de parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

A Agência das Bacias PCJ implantou a Avaliação de Desempenho em 2019. A iniciativa envolveu 100% dos colaboradores. As avaliações foram feitas por meio de questionários aplicados pelos gestores e validadas pela Diretoria. Os resultados orientarão o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores. A adoção da ferramenta aprimora a gestão de pessoas e representa um importante instrumento para a alta produtividade exigida para a atuação da instituição e para o cumprimento de sua missão e visão de futuro.

QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

Com foco na promoção da qualidade de vida e do bem-estar de seus colaboradores, diversas ações foram desenvolvidas em 2019, no âmbito da A3P. Mensalmente, uma sessão de relaxamento é conduzida voluntariamente pelos colaboradores que possuem curso de Yoga. Campanhas de sensibilização e prevenção temáticas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” também integraram a agenda (veja Principais ações da A3P em 2019). 

A Agência das Bacias PCJ, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), está em fase de elaboração de diagnóstico ergonômico para a implantação futura de ações que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores.