Itens de divulgação GRI reportados neste capítulo: 102-8, 401-Emprego, 401-1, 401-2, 404-Treinamento e educação, 404-1
Foco de atuação: Contribuição para o desenvolvimento do capital humano
Os contratos firmados com a Agência das Bacias PCJ trazem inúmeros benefícios, seja no fornecimento de mão de obra interna, com colaboradores in loco, ou de mão de obra externa. Eles permitem a ampliação no nosso quadro de funcionários e o aprimoramento técnico, com formação de equipe multidisciplinar e que passou a atuar diretamente com o gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ. E os contratos de gerenciamento proporcionam uma troca de experiências única com a Agência das Bacias PCJ, evidenciando a evolução constante das atividades.”
diretor da Novaes Engenharia Sustentável
Em termos de desenvolvimento de pessoas, é relevante destacar a sensibilização e a intensa participação de todos nas propostas para a formulação de estratégias, representando importantes ganhos para o capital humano da instituição. Um exemplo relevante é o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Agência das Bacias PCJ, importante instrumento que conduz os colaboradores a desempenharem as funções e atividades com foco no que realmente precisa ser feito.”
consultor da WS Consultores Associados
capital humano
A adesão da Agência das Bacias PCJ à A3P tem direcionado muitas ações para a gestão de pessoas na instituição desde o fim de 2018. Iniciativas de engajamento para os temas da sustentabilidade e campanhas de incentivo à qualidade de vida ganharam destaque, ao lado de uma agenda intensa de atualização de competências técnicas e comportamentais.
Em 2019, o quadro funcional da Agência das Bacias PCJ era formado por 59 colaboradores. Esse número é 25,5% maior do que em 2018. O aumento é decorrente das novas demandas dos Comitês PCJ no período, que exigiram assessorias técnicas específicas. A contratação de colaboradores próprios, com exceção das funções de confiança definidas no Regulamento Interno, é feita por concurso público.
NÚMERO TOTAL DE COLABORADORES POR CONTRATO DE TRABALHO (PRÓPRIOS, ESTAGIÁRIOS E TERCEIROS) E GÊNERO
Parte significativa do trabalho da Agência das Bacias PCJ é realizada pelos empregados de empresas que prestam serviços à instituição. Contratados no regime da CLT, esses colaboradores ficam locados nas dependências da Agência das Bacias PCJ. Atualmente, os colaboradores terceirizados representam 59% do quadro funcional da Agência das Bacias PCJ.
Em 2019, a Política de Terceirização da Agência das Bacias PCJ foi validada em reuniões com os gestores. O texto engloba aspectos legais relacionados à administração pública, propõe elementos que deixam mais claro o conteúdo dos editais e permite a inserção de exigências mínimas para a contratação de fornecedores para determinados projetos ou atividades. Também sugere que profissionais terceirizados locados na Agência das Bacias PCJ tenham acesso a um pacote de benefícios compatível com o oferecido aos colaboradores próprios. Em 2020, as especificações do documento passarão a ser utilizadas nos processos de contratação de fornecedores.
Os colaboradores próprios da Agência das Bacias PCJ com contrato em período integral contam com os seguintes benefícios: seguro de vida, auxílio-creche (para mulheres, até que o filho complete 7 anos de idade), auxílio-alimentação, assistência médico hospitalar e vale-transporte.
Historicamente, a taxa de rotatividade é baixa na Agência das Bacias PCJ, que tem apresentado um número maior de contratações para seu quadro de pessoal do que de saída de colaboradores. Os novos cargos visam a atender, especialmente, os novos projetos e demandas dos Comitês PCJ. Dos 59 colaboradores, ao fim de 2019, 16 (27,1%) foram contratados no período, que registrou cinco desligamentos.
CONTRATAÇÕES E DESLIGAMENTOS EM 2019 POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO
Em 2019, seis estagiários foram contratados pela Agência das Bacias PCJ. O Processo Seletivo de Estágio, profissionalizado e aprimorado, envolveu três fases: recebimento de currículos por e-mail, triagem e retorno aos candidatos; dinâmica de grupo, para conhecer os candidatos pessoalmente e buscar as competências desejadas para cada perfil; e, por fim, entrevista com cada candidato selecionado, conduzida por profissional de Recursos Humanos e por coordenador responsável pela vaga. Os dois processos seletivos realizados em 2019 somaram 148 currículos recebidos, o que representa 24,6 candidatos por vaga.
BOAS-VINDAS AOS NOVOS COLABORADORES
Em 2019, foram realizadas duas edições do Programa de Boas-vindas. Durante um dia inteiro da primeira semana de trabalho, os novos colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer a história da Agência das Bacias PCJ, sua estrutura, o trabalho e atribuições de cada coordenação, o Código de Ética e projetos institucionais em andamento. Também fizeram um tour para conhecer as instalações da instituição e seu novo ambiente de trabalho.
Promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores é fundamental para que a Agência das Bacias PCJ alcance sua visão de futuro, por meio da excelência em gestão de projetos e do conhecimento tecnológico em recursos hídricos. Por isso, a instituição dedica atenção especial à capacitação de seu corpo funcional. A Agência das Bacias PCJ adota, como prática, a sensibilização dos colaboradores no início de cada atividade institucional, o que representa também uma oportunidade de capacitação das equipes.
A construção de uma nova cultura institucional a partir da adoção de boas práticas de Governança e Sustentabilidade Corporativa exigiu esforços adicionais à gestão de pessoas, o que resultou no aumento de horas dedicadas a educação e treinamentos em 2019: foram 6.094 horas, numa média de 95 horas por colaborador, frente à média de 37 horas registradas em 2018.
Todas as capacitações avaliadas tiveram mais de 80% das opiniões entre “bom” e “excelente”, em termos de satisfação geral.
TOTAL E MÉDIA DE HORAS DE CAPACITAÇÃO POR
COLABORADOR, POR CATEGORIA FUNCIONAL E GÊNERO
CATEGORIA FUNCIONAL |
GÊNERO |
TOTAL DE HORAS 2018 2019 |
MÉDIA DE HORAS POR COLABORADOR 2018 2019 |
---|---|---|---|
PRÓPRIOS |
Masculino Feminino TOTAL |
388 561 247 1.438 635 1.999 |
49 70 31 180 40 125 |
TERCEIRIZADOS |
Masculino Feminino TOTAL |
209 703 810 3.152 1.019 3.855 |
21 54 51 131 39 104 |
ESTAGIÁRIOS |
Masculino Feminino TOTAL |
10 124 53 116 63 240 |
5 21 18 23 13 22 |
TOTAL |
Masculino Feminino TOTAL |
607 1.389 1.110 4.705 1.717 6.094 |
30 51 41 127 37 95 |
*Diferentemente de 2018, em 2019 foram contabilizadas as horas dedicadas ao curso de Especialização Planejamento & Regulação & Benchmarking aplicados ao saneamento, fomentado e viabilizado pela Agência das Bacias PCJ por meio de parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.
A Agência das Bacias PCJ implantou a Avaliação de Desempenho em 2019. A iniciativa envolveu 100% dos colaboradores. As avaliações foram feitas por meio de questionários aplicados pelos gestores e validadas pela Diretoria. Os resultados orientarão o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores. A adoção da ferramenta aprimora a gestão de pessoas e representa um importante instrumento para a alta produtividade exigida para a atuação da instituição e para o cumprimento de sua missão e visão de futuro.
Com foco na promoção da qualidade de vida e do bem-estar de seus colaboradores, diversas ações foram desenvolvidas em 2019, no âmbito da A3P. Mensalmente, uma sessão de relaxamento é conduzida voluntariamente pelos colaboradores que possuem curso de Yoga. Campanhas de sensibilização e prevenção temáticas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” também integraram a agenda (veja Principais ações da A3P em 2019).
A Agência das Bacias PCJ, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), está em fase de elaboração de diagnóstico ergonômico para a implantação futura de ações que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores.