ÁGUA TAMBÉM É PROTEÇÃO

Dia da Água - 22 de março de 2021

A água é um recurso indispensável à vida.

Seres humanos e animais sempre construíram suas habitações próximos aos rios. A sobrevivência depende de alimentos, hidratação, higiene e transporte, ou seja, depende da água.
O surgimento das civilizações está ligado à presença de água doce, fundamental para a agricultura, a pecuária e a geração de energia. Desde os moinhos movidos com a força d’água às grandes hidrelétricas.

Em tempos de pandemia, descobrimos surpresos que não lavamos as mãos com a frequência indicada! Entre tantas mudanças, o “novo normal” inclui saber que a água é a nossa maior aliada na preservação da saúde.

Mas, essa história é antiga: em 1847, o Dr. Ignaz Semmelweis descobriu que as crianças que vinham ao mundo pelas mãos de parteiras morriam menos do que as que nasciam em hospitais. 

Motivo: as doulas lavavam as mãos; os doutores, nem sempre. Entusiasmado, o médico saiu correndo pelas ruas de Viena aos gritos de “lavem as mãos, lavem as mãos”. Tal atitude não repercutiu muito bem entre seus pares e, anos depois, o Dr. Ignaz viria a morrer internado em um hospício.

Aliás, pouca gente sabe, mas o saneamento básico contribuiu mais para a longevidade mundial do que todos os outros fatores ligados ao desenvolvimento humano, como medicamentos, alimentação etc.

A qualidade da água é um fator fundamental para conter verminoses e desidratação, ainda hoje importantes causas de mortandade infantil nas regiões carentes de saneamento básico.

A água é um recurso finito e preservá-la é fundamental para preservar o equilíbrio dos ecossistemas. Como definido pela ONU, sustentabilidade é um “modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.”

O Dia Mundial da Água é uma data importante para os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ. Mas, na nossa agenda, todos os dias são importantes, ocupados pela missão de garantir água de qualidade, proporcionando um futuro cheio de vida e abundância para todos.

Play Video

Todo dia 22 de março lembramos da importância da água e do seu consumo consciente.
E, neste último ano, conhecemos a água como grande aliada para uma vida mais protegida.
Com ela, intensificamos lavar as mãos, roupas, casas, ruas e até hospitais.
Isso reforça, aos Comitês PCJ e à Agência das Bacias PCJ, a importância de continuar trabalhando para que futuras gerações também possam contar com ela.

desenvolvido por: Shout Publicidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support