ÁGUA TAMBÉM É PROTEÇÃO

Dia da Água - 22 de março de 2021

A água é um recurso indispensável à vida.

Seres humanos e animais sempre construíram suas habitações próximos aos rios. A sobrevivência depende de alimentos, hidratação, higiene e transporte, ou seja, depende da água.
O surgimento das civilizações está ligado à presença de água doce, fundamental para a agricultura, a pecuária e a geração de energia. Desde os moinhos movidos com a força d’água às grandes hidrelétricas.

Em tempos de pandemia, descobrimos surpresos que não lavamos as mãos com a frequência indicada! Entre tantas mudanças, o “novo normal” inclui saber que a água é a nossa maior aliada na preservação da saúde.

Mas, essa história é antiga: em 1847, o Dr. Ignaz Semmelweis descobriu que as crianças que vinham ao mundo pelas mãos de parteiras morriam menos do que as que nasciam em hospitais. 

Motivo: as doulas lavavam as mãos; os doutores, nem sempre. Entusiasmado, o médico saiu correndo pelas ruas de Viena aos gritos de “lavem as mãos, lavem as mãos”. Tal atitude não repercutiu muito bem entre seus pares e, anos depois, o Dr. Ignaz viria a morrer internado em um hospício.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aliás, pouca gente sabe, mas o saneamento básico contribuiu mais para a longevidade mundial do que todos os outros fatores ligados ao desenvolvimento humano, como medicamentos, alimentação etc.

A qualidade da água é um fator fundamental para conter verminoses e desidratação, ainda hoje importantes causas de mortandade infantil nas regiões carentes de saneamento básico.

A água é um recurso finito e preservá-la é fundamental para preservar o equilíbrio dos ecossistemas. Como definido pela ONU, sustentabilidade é um “modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.”

O Dia Mundial da Água é uma data importante para os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ. Mas, na nossa agenda, todos os dias são importantes, ocupados pela missão de garantir água de qualidade, proporcionando um futuro cheio de vida e abundância para todos.

Play Video

Todo dia 22 de março lembramos da importância da água e do seu consumo consciente.
E, neste último ano, conhecemos a água como grande aliada para uma vida mais protegida.
Com ela, intensificamos lavar as mãos, roupas, casas, ruas e até hospitais.
Isso reforça, aos Comitês PCJ e à Agência das Bacias PCJ, a importância de continuar trabalhando para que futuras gerações também possam contar com ela.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

desenvolvido por: Shout Publicidade